Projeto Poesia Necessária – 4º livro

É com muito prazer que anunciamos a nova capa do 4º livro do projeto Poesia Necessária.

O Poesia Necessária vem para preencher uma lacuna propondo um maior aproveitamento da leitura, interpretação e a produção de crônicas no ambiente escolar, sendo as mesmas ferramentas capazes de despertar no aluno inspiração e criatividade, se manifestando na leitura, criação de textos, poesias e versos, melhorando o desempenho dentro e fora de sala de aula. A iniciativa se articula na formação de leitores autônomos e críticos capazes de ler e escrever, além de constituir-se em um espaço lúdico e de educação não formal, que contempla os âmbitos cultural, social e educacional. O projeto tem a educação e cultura como matéria-prima, alimento fundamental para o crescimento intelectual do homem, contribuindo na formação de cidadãos mais conscientes. Por meio dessas atividades, propõe-se uma ação transformadora, pessoal e social dos participantes, minimizando a vulnerabilidade nesses aspectos e assegurando o sucesso escolar.

As primeiras ações do projeto Poesia Necessária surgiram em 2005 com o intuito de incentivar e fomentar a prática da leitura, da escrita e da poesia nas escolas públicas de Cuiabá, capital do estado de Mato Grosso. Esta iniciativa atuou em 4 escolas públicas e surge para compensar a forma bem resumida com que a literatura e a leitura costumam ser ministradas, contribuindo para a redução da vulnerabilidade social e promovendo o acesso ao livro e a leitura, através de ações e atividades voltadas e aliadas à temática da educação não formal que usam como ferramenta a poesia, literatura, produção textual, fotografia, exposições, palestras, oficinas e publicação de livro.

O Poesia Necessária 1ª e 2ª etapa foi desenvolvido em duas escolas estaduais da capital, E.E Ferreira Mendes e E.E Raimundo Pinheiro, e como produto, além das atividades ministradas, foram publicados 2 livros contendo a produção dos participantes. Em 2011, a iniciativa deu início a 3ª etapa, atendendo duas novas escolas EE. Cesário Neto e E.E Nilo Povoas.

Na sua 3º Etapa, atendeu duas novas escolas públicas, E.E Nilo Póvoas e CEJA Cesário Neto. Para esta nova fase, o Poesia Necessária agregou algumas novidades a sua metodologia inicial. Além das habituais atividades de leitura, criação e produção poética, foram acrescidas oficinas de fotografia e cultura digital, nesta última os participantes desenvolvem blogs, são capacitados para o uso das mídias sociais e aprendem a criar uma web rádio e web TV. As novas ferramentas têm como base as criações produzidas durante as aulas de poesia, onde um é subsídio para o outro, interligando não só as ações do projeto como também as demais atividades promovidas pelas escolas.

O projeto já recebeu os seguintes prêmios: Ponto de Cultura – Poesia Necessária – Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso – 2017, Pontão Poesia Necessária – MinC- Ministério da Cultura- 2011, HSBC Solidariedade – 2010, História de Pontos – 2009 – Secretaria da Diversidade Cultural – MinC e Pontinho de Leitura Poesia – 2008 – MinC.

Links dos livros publicados: http://acaocultural.org/2017/05/23/poesia-necessaria/

Ilustração:Adir Sodré

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *