Exposição Festas Religiosas de Cuiabá

As festas religiosas nos permitem compreender a formação histórica e cultural do povo cuiabano, que, por ser resultante da diversidade étnica presente desde o período de fundação da cidade, se caracteriza, principalmente, pelo sincretismo religioso. Reunir esse acervo fotográfico é uma forma de celebrar a trajetória cultural de Cuiabá.

Festa de São Benedito – foto : Mario Friedlander

O resgate histórico dos rituais religiosos que deram origem as celebrações festivas, passando pelo registro das transformações econômicas e sociais que alteram características dessas festividades, tem sido documentado nas instituições de ensino, entretanto, percebe-se a ausência de compilado imagético que permita observar as festas religiosas sob outras perspectivas, segundo a historiadora Neila Barreto, que assina os textos da exposição.

Isto posto, para sanar esse déficit no registro da cultura cuiabana e desempenhando seu papel social de salvaguardar a cultura mato-grossense, o Museu de Arte Sacra de Mato Grosso realiza exposição que reúne fotografias de diversos artistas que vêm documentado as festividades religiosas de Cuiabá, disponibilizando-as para apreciação, e instigando a reflexão do público sobre a existência e necessidade de manutenção das Festas Religiosas.

A Primeira exposição temporária do Museu de Arte Sacra de Mato Grosso reúne 80 fotografias das festas de São Benedito, São Gonçalo e do Divino Espírito Santo nesta sexta-feira (12/04), às 9h e vai até 9 de junho.

Reunir acervo fotográfico de práticas religiosas tão presentes no cotidiano do povo cuiabano e disponibilizá-lo em exposição tem o intuito de presentear a cidade, que comemora seu tricentenário, com o resgate e manutenção de suas tradições, acrescenta Manoel Vieira, curador e produtor da exposição.

Festa de São Benedito – foto : Cunto Neto

Participam desta exposição os fotógrafos: Alair Ribeiro, Amaury Santos, Célia Soares, Cunto Neto, Emanoele Daiane, Jamil Costa, Junior Silgueiro, Mario Friedlander, Rai Reis, Vinícius Appolari. Além disso, fotografias que compõem o acervo do Gabinete de Comunicação do Governo de Mato Grosso, de autoria dos fotógrafos Chico Valdiner, José Medeiros, Maria Anffe e Mayke Toscano, completam a exposição.

Gerido em conjunto entre a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer e Ação Cultural, por meio do termo de colaboração 1393/2018 o Museu de Arte Sacra funciona de quarta a domingo das 9h às 17h. Aos domingos a entrada é gratuita.

SERVIÇO
Exposição Festas Religiosas de Cuiabá Museu de Arte Sacra de Mato Grosso Abertura: 12/04 às 9h Período de Visitação: de 12/04 a 09/06 (quarta a domingo, das 9h às 17h) Informações/Agendamento Escolar: (65) 3056-1373 / (65) 99949-2407 @museudeartesacramt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *