Transparência Portifólio

Em atendimento a Lei 13.019 /2014 que estabelece o regime jurídico das parcerias entre a administração pública e as organizações da sociedade civil, em regime de mútua cooperação, a Ação Cultural divulga suas todas suas ações e parcerias celebradas com a administração pública.

AÇÃO CULTURAL

Declaração de Exercício 2018

Cores de Nossa Senhora Aparecida

A exposição permanente será realizada na cidade de Tapurah–MT com obras sacras incluíndo a confecção de um conjunto de vitrais, rosácea, cruz de vidro e painéis utilizando as técnicas mosaico sobre vidro, sobre concreto e pintura. Todas as ações terão acesso gratuito.

Biblioteca Container Cultural

Realizar a aquisição de bem móvel-containers para conceber espaços culturais adaptados para biblioteca com acessibilidade e devidamente equipados com acervo de livros paradidáticos, equipamentos e materiais para o desenvolvimento de atividades literárias e culturais. Cada biblioteca conterá infocentro, auditório, espaço multi-uso, área para ações culturais e todos equipados. Na formação de plateia, serão ministrados cursos para aplicação de metodologia de trabalho em espaços literários para educadores da rede pública de ensino.

Cores de Santo Antônio

O Cores de Santo Antônio consistiu na montagem de uma exposição de longa duração com a artista Mari Bueno na Igreja de Santo Antônio em Sinop – MT, sendo: 1 painel de 90m² em técnica mosaico e pintura, 1 painel de 20m² em técnica de pintura e mosaico, 1 painel de 41,50m² em técnica de pintura, 2 painéis de 55m² cada com técnica de pintura e mosaico, 1 cruz de vidro de 2,50 x 0,70cm utilizando a técnica pintura dourada com folhas de ouro, 3 obras tridimensionais em madeira e marmore, 1 fachada de 70m² em técnica de mosaico, 1 conjunto de vitrais em mosaico totalizando 117,48m², 15 painéis de 1,30 x 0,60cm, totalizando 28,5m², em concreto armado, retratando a via sacra na técnica mosaico.

Ponto de Cultura Poesia Necessária

Curso de Educação Patrimonial

A 1ª turma do Curso de Educação Patrimonial foi ministrada com conteúdos acerca dos bens culturais que funcionaram como recursos e instrumentos no processo de fontes para o ensino aprendizagem, além de metodologias que tornam esses bens como ponto de partida para desenvolver tarefas pedagógicas.
Patrocinado pela Prefeitura de Cuiabá por meio do edital de fomento do Conselho Municipal de Cultura, foram ofertadas 50 vagas gratuitas para professores do ensino fundamental I e II, artistas e produtores culturais.
Estruturado em 2 módulos, sendo cada módulo com 8 disciplinas de 5h que totalizaram 40h, foram emitidos certificados de conclusão.                                O corpo docente foi formado por profissionais especialistas, mestres e doutores que lecionam e atuam com o patrimônio histórico em Mato Grosso.

Cores da Rosa Mística

O projeto Cores da Rosa Mística realizou 3 exposições permanentes na Igreja Rosa Mística em Lucas do Rio Verde-MT. As ações se basearam na produção de 8 vitrais figurativos e 4 oitões, feitos artesanalmente, que homenageiam as mulheres relevantes da história da salvação, a exemplo de Maria mãe de todos, 1 cruz de vidro, além das pinturas artísticas de 4 painéis que retratam os significados das cores da Rosa Mística e a confecção de 15 obras retratando a Via Sacra em painéis de concreto com iluminação utilizando a técnica mosaico com pastilhas de vidro.