Estão abertas as inscrições para credenciamento de Pareceristas dos projetos inscritos na Lei Paulo Gustavo
A O.S. Associação dos Produtores Culturais de Mato Grosso – Ação Cultural lançou o Edital nº 01/2024 de Fluxo Contínuo para o credenciamento de pareceristas de todo território nacional. O objetivo é selecionar profissionais capacitados para a análise e emissão de pareceres técnicos dos projetos apresentados nos Editais da Lei Paulo Gustavo e habilitados pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (SECEL/MT).
Podem participar do edital pessoas jurídicas de direito privado com finalidade cultural, constituídas em âmbito nacional. Os interessados devem comprovar, no mínimo, dois anos de conhecimento técnico e/ou formação em áreas que contemplam segmentos do audiovisual, escrita criativa e expressões culturais e artísticas.
A coordenação geral desse processo está a cargo da diretora geral da Ação Cultural, Profª. Me. Viviene Lozi, e a Comissão de Seleção dos Pareceristas conta com a experiência da Profª. Dra. Giordanna Santos, Prof. Dr. Renato Fonseca e Profª. Dra. Ana Graciela Mendes da Fonseca Voltolini, todos profissionais com formações e serviços prestados na área cultural de diversos segmentos.
De acordo com Viviene, o edital de fluxo contínuo visa agilizar a análise dos 805 projetos habilitados pela SECEL/MT, que exigem a emissão de mais de 2.400 pareceres, considerando que cada projeto precisa de três avaliações de pareceristas distintos. “Semanalmente, divulgaremos a lista dos pareceristas selecionados para avaliar os projetos”, explica a Coordenadora.
As inscrições serão realizadas exclusivamente através do formulário disponível no seguinte endereço eletrônico: exclusivamente através do formulário disponível no seguinte endereço eletrônico: https://forms.gle/KJEj1DWEuo35MXdi6. O prazo final para as inscrições é até 21 de agosto de 2024. No formulário, os candidatos deverão preencher suas informações e anexar documentos em formato PDF, tais como RG, CPF, contrato social, comprovante de inscrição e situação cadastral, comprovante de formação acadêmica, curriculum vitae, portfólio e declarações específicas, se aplicável.
Os pareceristas credenciados serão responsáveis pela avaliação dos editais:
• Edital de Seleção Pública nº 02/2024/SECEL/MT – Cinemotion / Edital de Licenciamento;
• Edital de Seleção Pública nº 04/2023/SECEL/MT – Cinemotion / Edital de Desenvolvimento de Roteiro;
• Edital de Seleção Pública nº 05/2023/SECEL/MT – Cinemotion / Edital de Apoio a Espaços de Exibição;
• Edital de Seleção Pública nº 06/2023/SECEL/MT – Cinemotion / Edital de Acervo/Publicação;
• Edital de Seleção Pública nº 08/2023/SECEL/MT – Criativo – Feiras de Economia Criativa e/ou Solidária;
• Edital de Seleção Pública nº 11/2023/SECEL/MT – Prêmio Literatura Mato Grosso;
• Edital de Seleção Pública nº 12/2023/SECEL/MT – Viver Cultura – Expressões Artísticas;
• Edital de Seleção Pública nº 13/2023/SECEL/MT – Viver Cultura – Identidades;
• Edital de Seleção Pública nº 16/2023/SECEL/MT – Cinemotion / Edital de Formação.
A pontuação será atribuída de acordo com a experiência como parecerista, experiência na área da cultura e formação acadêmica. Será dada prioridade para compor o quadro de seleção a pelo menos um parecerista que seja pessoa negra (preta ou parda) e/ou mulher (cis) e/ou pessoa trans (mulheres trans/travestis, homens trans e não-binária) e/ou indígena.
A remuneração pelos trabalhos prestados será de R$ 165,00 (cento e sessenta e cinco reais) por parecer elaborado. O parecerista poderá ser contratado para analisar até 50 pareceres.
As inscrições e informações sobre o edital completo para credenciamento de pareceristas serão realizadas exclusivamente através do formulário disponível no seguinte endereço eletrônico: acaocultural.org/editais.