image

Nós somos a Ação Cultural

HÁ 23 ANOS TRANSFORMANDO VIDAS ATRAVÉS DA CULTURA​

NOTÍCIA

4º SEMIDEC – Seminário Museus em Diálogos e Conexões

O Seminário Museus em Diálogos e Conexões – SEMIDEC é uma iniciativa da Ação Cultural e Museu de Arte Sacra de Mato Grosso. Em sua quarta edição a se realizar entre os dias 11 e 13 de agosto de 2002, tem como tema “A representatividade como realidade museal”,

O objetivo deste Seminário é abordar os desafios e as estratégias adotadas por instituições museológicas e culturais para a promoção da cidadania, do respeito à diversidade social e da inclusão de narrativas e acervos que dialoguem com grupos sociais minorizados.

A programação do IV SEMIDEC, formada por palestra de abertura, mesas redondas, oficinas e painéis temáticos, estimula a participação de pesquisadores, educadores, estudantes e outros profissionais que agem, nos seus vários âmbitos de atuação, a partir de práticas antirracistas, decoloniais e plurais. Desejamos refletir e debater sobre práticas inclusivas em museus, centros de memórias, escolas, praças e outros espaços culturais que apresentem reflexões teóricas e metodológicas, além de pesquisas voltadas para a prática museológica no Brasil.

O IV Seminário Museus em Diálogos e Conexões: A representatividade como realidade museal é um evento pensando como um espaço-fórum de abordagens diversas e olhares múltiplos, abrindo espaço para trazer problemáticas, dialogar, socializar experiências e intercâmbios, tornando assim, indispensável a reflexão sobre como os museus estão reagindo e trabalhando a partir de patrimônios invisibilizados ou hierarquizados.

 

O Seminário integra as ações do programa Educativo do Museu de Arte Sacra de Mato Grosso que é administrado em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer – SECEL/MT.

Link para inscrições: bit.ly/IVSEMIDEC

Rolar para cima